terça-feira, 14 de julho de 2015

Dicas de Leitura: MANHUNTER SPECIAL EDITION.

DC Comics, 2002.

Encadernado americano (TPB) contendo as edições #437 a #443 de Detective Comics, 1973 / 1974.

Roteiro: Archie Goodwin.
Desenhos: Walt Simonson.

Antes de Jack Bauer, antes de Sydney Bristow, antes de Nikita... Houve Paul Kirk.

Ano de 1973, o editor Archie Goodwin tem uma idéia para uma história do Batman - em Detective Comics -, que deixaria oito páginas sobrando a cada edição. Juntando forças ao desenhista Walt Simonson o roteirista decide, ao invés de usar o Cruzado de Gotham, relançar um personagem querido de infância, O Caçador (Manhunter no original).

Mas ao invés de uma nova versão, optaram por trazer o original de volta, ou quase isso - com alguns retcons bem colocados. Mantido em animação suspensa pela organização "O Conselho" desde os anos 1940, Paul Kirk foi aperfeiçoado geneticamente e clonado para servir aos intentos do grupo. Mas após não cumprir a missão de assassinar um oficial da Interpol, volta-se contra o Conselho e seu exército de clones (que ele deveria liderar).

O melhor é não termos todas essas informações desde o início, por causa da quantidade limitada de páginas os autores optaram por fazer uma série cinética, não parando a ação para desenvolver o personagem, mas desenvolvendo o personagem DURANTE a ação. Já na primeira parte, temos tiroteios, artes marciais, um mistério, uma bela agente da Interpol e DUAS reviravoltas no roteiro. Tudo em meras oito páginas.

Todas as histórias começam em uma locação diferente, as garras do Conselho se estendem além do que imaginamos, dando um dinamismo sem par a esta série. Com relação à quantidade de páginas, a única exceção é a última parte, devido à popularidade alcançada ocupa toda a edição #443, com participação do Batman claro.

Um roteiro que privilegia a ação, sem deixar de lado o desenvolvimento de personagens e com um final definitivo, pelo menos para um dos vários Paul Kirk. Qual deles, só lendo para descobrir.

Essa edição encadernada foi originalmente lançada em 1984 - com outra capa -, e relançada em 2002 com páginas extras, após a morte de Archie Goodwin. No Brasil foi publicado apenas uma vez, em 1984 nas edições #01 a #07 da revista Batman (1 a. série), pela editora Abril.



Juliano Bittencourt

Sem comentários:

Enviar um comentário